sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Orgulho e injustiça





A Académica fez uma exibição soberba frente a uma equipa recorrentemente campeã no seu país e presença assídua nas competições europeias. Fizemos dos melhores jogos que me lembro de ver no ECC, grande qualidade no ataque, grandes jogadas, muitas ocasiões. No fim de tudo, a injustiça e a amargura do futebol vieram ao de cima, naquele que foi o golo que mais me custou sofrer em muitos anos. Perdemos uma vitória europeia, perdemos 100 mil euros (o que deve rondar um mês de salários), perdemos muita da esperança de conquistar um 2º no grupo, perdemos uma onda de moral que aí vinha com duas vitórias seguidas... Perdemos demasiado para o que merece ser perdido numa só jogada. Mas acima de tudo, receio que tenhamos perdido alguma coesão. Como é possível que o Edinho e o Afonso, que nem jogaram o jogo todo, não tenham dado tudo para ajudar nos minutos finais? Tínhamos já sofrido alguns ataques que mostravam que os israelitas não tinham dado o jogo por perdido, e eles não têm pernas para defender? Não é aceitável. O Edinho não parece estar com a cabeça no jogo, e se é um jogador a quem devemos gratidão por alguns momentos (por exemplo, com o jogo do Beira Mar), tem de ser recuperado física e psicologicamente, porque o que se viu foi muito pouco.

Mas, ao contrário do que o foi o futebol, não podemos nós também ser injustos. E devemos aplaudir o que de bom houve ontem. BRILHANTE jogo do Marinho, foi enorme, está numa forma incrível e ontem mostrou bem do que é capaz. Grandes arrancadas, muitos cruzamentos e muito importante a desequilibrar a defesa adversária. O golo do Cissé é um daqueles momentos de futebol que fazem valer a pena gostar deste desporto, também ele esteve muito bem, muito mexido, sempre a dar trabalho aos defesas e a procurar oportunidades. O Wilson Eduardo apareceu bem no jogo, mas podia tê-lo matado mais cedo. Acabou agarrado à perna, espero que não seja nada que o impeça de jogar já no Domingo.

O meio campo e a defesa, até aos últimos 15 minutos, estiveram muito bem. Depois a equipa partiu muito, mas até essa altura tivemos jogadas muito bem construídas, o Cleyton mostrou que é um jogador com belíssimos pés uma vez mais, e gostei muito de ver o jogo do João Dias. Sinceramente, não me surpreendeu a aposta nele depois do último jogo, mas estava na expectativa para ver o que fazia. Por fim, tenho de falar também do Ogu, que se até à duas semanas não me convencia ainda, agora tenho de dar o braço a torcer. Rouba bolas, joga bem com o corpo e força que tem, constrói, pouco mais se pode pedir.

Os jogadores que não refiro não é por terem jogado mal, mas estes, na minha opinião, destacaram-se. Estivemos muito bem, se jogássemos sempre com esta objectividade e vontade de assumir os jogos, éramos equipa para andar sempre pelos lugares europeus. Espero que a garra de ontem seja para ficar. Parabéns BRIOSA, e obrigado por esta noite europeia.


P.S.: Uma nota para um jogador de que me esqueci: o Hélder Cabral fez um jogão. Esteve muito seguro, mesmo com alguns pormenores técnicos que além de interessantes, foram na sua maioria oportunos. Grande jogo.

2 comentários:

  1. Felicidades para o novo blog!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado caro amigo. Esperemos que se torne leitor assíduo.

    Saudações académicas

    ResponderEliminar